Toda a Simpatia do VW Up!

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Nossos parceiros do portal de notícias automotivas DRIVE BRAZIL andaram no compacto Volkswagen que veio para aposentar o Gol G4

 O desenvolvimento do up! parece ter se baseado em três pilares: peso, segurança e consumo. E, de fato, o up! é leve porque pesa 910 kg. Seguro porquê de acordo com a marca, tem estrutura de aço de alta resistência formado a quente, mas o que importa mesmo é que bateu a 60 km/h contra um muro no Latin NCAP (empresa que ganha dinheiro destruindo e batendo carros só para saber se são seguros) e deixou os passageiros (ou bonecos) ilesos. Econômico, porque usa motor 1.0 de três cilindros que nasceu para brigar com o posto de combustível, com média de consumo de nota A – obtida pelo PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que classifica qualquer carro com média superior a 12 km/l na cidade como sendo nota A.

Andamos na versão intermediária move up!, na cor amarela, carregada de opcionais e que começa em R$ 30.300 e traz como opcional: ar-condicionado; rodas de liga-leve aro 14″, retrovisores e vidros dianteiros elétricos; direção com assistência elétrica e ajuste de altura; sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters; sensor de estacionamento traseiro e navegador multimídia Maps & More.

O modelo, entretanto, traz de série ABS com EBD – freios com distribuição eletrônica de frenagem, sistema de partida a frio sem tanquinho, alerta de frenagem de emergência, computador de bordo com 10 funções, porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, 2 airbags (passageiro e motorista), 2 cintos de segurança traseiros de 3 pontos com retorno automático e mais 20 itens.

O motor 1.0l de 3 cilindros bicombustível tem potência de 75 cv com gasolina e de 82 cv com etanol. Em movimento, o pequeno se faz grande, ágil e divertido de conduzir a partir de 3.000 rpm. Já abaixo de 2.000 rpm, mesmo com 85% do torque disponível, o up! dá preferência para a autonomia e anda manso, sem fazer ruído. O câmbio é manual de cinco marchas. O formato de caixa favorece o espaço interno. São 2,42 m de entre eixos, 1,50 m de altura e 3,60 m de comprimento. O porta-malas tem 285 litros.

Se o up! vai ser um ícone como o VW Fusca foi?  O tempo dirá. Mas o carro se apresenta como uma nova referência do segmento de entrada da marca. É bem construído, seguro, econômico e bom de dirigir.

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