Quanta suculência

0

Com formas orgânicas e diversos tons, juntas, formam belíssimas composições. Esteticamente charmosas, elas caíram no gosto de arquitetos e designers. Para os decoradores de eventos, especialmente de casamentos, elas vão bem no buquê da noiva, em arranjos de centro de mesa, no topo do bolo e até como lembrança para os convidados. Assim são as suculentas, que somam mais de mil espécies catalogadas no Brasil.

Há diversos motivos que explicam o enorme interesse que as verdinhas despertam nas pessoas. Elas são fáceis de cuidar, têm grande apelo estético na decoração e, acima de tudo, provocam baixo índice de frustração. É verdade: não é fácil matar uma suculenta, o que a torna perfeita para donos que viajam ou trabalham demais e também para os esquecidos. Regar em excesso pode pôr tudo a perder.

IMG_0919

DICAS DE OURO

1. Essa dica é a mais importante caso você esteja pensando em montar um jardim com essas belezinhas: suculentas da família roxa ou laranja preferem ambientes externos. Aquelas que pertencerem à família verde se dão melhor quando são criadas dentro de casa, mas mesmo estas, precisam de luz e sol.

2. Na hora de preencher o vaso com terra, prefira um solo com uma boa taxa de drenagem, ou um mix de compostos indicado para cactos que possua areia para melhorar a drenagem. Deixe o solo secar completamente entre os dias de rega.

2. Arranque qualquer folhinha seca – ou que esteja morrendo – da sua suculenta para que ela possa crescer sempre bonita e saudável.

3. Regue regularmente com um regador e preste atenção em quanto tempo o solo demora para secar completamente, sempre atenta às condições do ambiente como incidência dos raios solares, frequência de chuvas, caso fique na área externa, entre outras.

5. Geralmente o tempo de rega varia de 10 a 14 dias.

6. Nunca deixe suas suculentas em contato direto com a luz do Sol, deixe sempre ela no meio termo para que ela não seque rapidamente pela intensidade dos raios.

7. Troque o solo pelo menos uma vez por ano e substitua o vaso por um maior para ajudar no crescimento das plantas.

8. O tempo mais propício para o crescimento das suculentas varia da primavera ao outono, e neste tempo elas precisarão de muita água. Aproveite para trocar o solo neste intervalo porque também ajudará na quantidade de nutrientes necessária para o seu desenvolvimento. Você pode deixar de se preocupar tanto com elas no inverno, mas não se esqueça de regá-las regularmente. Se não, já sabe, né?

 

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOIMG_0931

Para Patrícia Almeida, que é casada, mãe de dois filhos e dona de casa, as suculentas surgiram em sua vida apenas como hobby. “Adoro cuidar de plantas, minha casa é repleta de orquídeas, suculentas e outras espécies. São tantas, que devido à rapidez com que as suculentas crescem, estava doando as plantinhas por onde passava. Foi quando descobri que uma amiga estava comercializando as suculentas que eu doava. E então pensei: por que eu também não estou vendendo as minhas?”

E foi assim que Patrícia, com a ajuda do marido Adalci, deu vida ao pequeno negócio – Jardim Encantado – e começou a expor suas plantas na feira de Luziânia, que acontece todos os domingos e também na porta de um mercado local (o Atacadão Melzão, Setor Leste), aos sábados, além de .

Observando o sucesso nas vendas, Patrícia tem apurado cada vez mais a produção dos vasos com suculentas. “As plantas já são charmosas por si só, nem precisam de muito, mas gosto de mesclar espécies, colocando em vasos decorados ou de barro simples. Monto de acordo com o gosto do cliente”, comenta.

Outra vantagem das suculentas comercializadas por Patrícia é o preço. Por estarem na moda, lojas de decoração têm praticado valores abusivos por um arranjo, mas a pequena empresária oferece produto de qualidade com preço prá lá de justo. Por exemplo, uma suculenta, em vaso simples, sai pelo preço de R$5,00.

Quer uma suculenta para chamar de sua? É só ligar para a Patrícia ou encontrá-los nos pontos descritos acima.

Jardim Encantado

99161.8877 (Patrícia Almeida)

IMG_0920 IMG_0921 IMG_0922 IMG_0923 IMG_0948 IMG_0957 IMG_0959 IMG_0960 IMG_0966 IMG_0968 IMG_0974 IMG_0977

Compartilhar:

Deixe uma resposta