Quando o chocolate vai bem

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“Nutri, posso incluir chocolate na minha rotina alimentar?” Dependendo da composição pode sim! Esses chocolates que são mais comumente utilizados são lotados de açúcares, gordura hidrogenada, tem pouca concentração de cacau (ou não tem), sendo prejudiciais à saúde. Se você quer incluir boas opções, opte pelos mais amargos. Quanto mais amargo, maior a concentração de cacau, logo, maiores os benefícios nutricionais.  Isso porque o cacau é rico em vários compostos como os polifenóis que auxiliam na proteção do sistema cardiovascular, aumenta o colesterol HDL e reduz o colesterol LDL, modulam a pressão arterial, melhoram o sistema imunológico, tem ação antioxidante, auxiliam na queima de gordura, aumenta o rendimento dos treinos, proporcionam aquela sensação de bem estar e redução de ansiedade devido ao aumento de serotonina, dentre vários outros benefícios.

ara aproveitar ao máximo os benefícios do cacau, opte pelas versões de chocolates meio amargos que tenham no mínimo 70% de cacau. Lembrando que é sempre importante verificar os rótulos nutricionais para conferir além da concentração de cacau, o teor de açúcares e outros ingredientes associados.

Além dos chocolates meio amargos ou amargos, você pode incluir o próprio cacau em pó nas suas preparações como panquecas, bolos, shakes ou junto às frutas. Quanto às recomendações devem ser individuais e devem ser feitas pelo seu nutricionista.

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