Qual o melhor exercício para definição abdominal?

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Uma barriguinha “sarada”, que ultimamente se popularizou como “barriga negativa” é o desejo de dez entre dez mortais. E a pergunta que ouço com frequência é: qual o melhor exercício para definir o meu abdômen?

Meu caro amigo, eu lhe informo que, infelizmente, não existe nenhum exercício milagroso. A definição abdominal depende da espessura da camada adiposa – aquela camada de gordura localizada sobre os músculos abdominais, impedido-o de ser aparente. Já o formato abdominal depende de uma predisposição genética. Ou seja: cada um nasce com determinado desenho nessa estrutura. Um exercício que isole essa musculatura pode ajudar para sua hipertrofia – já que se trata de um músculo como outro qualquer, mas mesmo que esta musculatura tenha um bom volume, ela não será visível se estiver envolta por camada de gordura.
Por esta razão, a dica que trago hoje para vocês é a seguinte: para atingir seu objetivo de um abdômen definido, alimente-se bem e treine intensamente (e isso inclui não faltar e dar o melhor de si em cada treino, chegando ao seu máximo).
Como opção de treino, minha sugestão é o HIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), cujo objetivo é induzir o emagrecimento e a perda de gordura.
Na prática, seria uma sequencia de tiros, trabalhando com uma variação de volume, intensidade e descanso. Em geral, o objetivo é sempre um treino de maior intensidade no menor tempo possível, o que implica chegar à sua intensidade máxima em um menor tempo.

Vamos à prática? Nas imagens abaixo descrevo exercícios simples, tais como pular na cama elástica e pular corda. Ambos são extremamente válidos para obter resultados, por meio do treinamento HIT que como já explicamos é sinônimo de intensidade. Portanto quanto maior esforço feito em um pequeno intervalo de tempo, melhor será.

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Use a proporção 2:1 e tente fazer com a maior intensidade possível para que o volume (tempo) do treino seja o menor possível. Faça o jumping ou pule corda durante 20 segundos, de forma intensa e rápida e descanse por 10 segundos. Repita a série de 5 a 7 vezes, fazendo com que cada uma fosse a última! Chegue a completa exaustão.

Outra sugestão que pode ser realizada, sem depender de qualquer aparelho, é a corrida. Faça de 5 a 7 tiros, com duração de 20 segundos cada um e com intervalo de descanso de 10 segundos. No final dessa sequencia você estará exausto! Brinco sempre com meus alunos, dizendo-lhes: “Quero que você chegue ao seu limite de exaustão!”.
Como pôde ser observado, o HIT é um treinamento que exige que você chegue ao seu máximo, por meio de exercícios simples, que irão proporcionar queima de gordura e evidenciar a musculatura abdominal.
Bons treinos, meus queridos! E tenha sempre em mente a importância da orientação de um profissional qualificado.

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