Prazo para vacinação contra sarampo e pólio vai até o dia 31, em Goiás.

0
Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

A campanha de vacinação infantil contra sarampo e poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, deve ser encerrada na próxima quarta-feira (31), em Goiás. A campanha já foi prorrogada antes porque ainda não atingiu a meta de 95% das crianças imunizadas.

Confira aqui a lista dos locais de vacinação na capital.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, já foram vacinadas 88% das crianças contra sarampo e 91%, contra pólio. Já em Goiânia, o índice é menor: “Na capital o índice do sarampo que está preocupando bastante, ainda está 79%”, afirma a pediatra da Secretaria Municipal de Saúde, Nádia Teixeira Gabriel.

A médica explica que, apesar do país não registrar casos de poliomielite desde 1989, ainda há risco de contágio de crianças. “Existem países em que a doença é endêmica, o vírus circula. Então pessoas que vão para esses países podem trazer para o Brasil a doença”, explica.

Segundo Nádia, o mesmo acontece com o sarampo. “Em locais da Europa, Ásia, ainda tem o sarampo e o que a gente tem visto são surtos dessa doença ocorridos nesses dois últimos anos no Nordeste, principalmente nos estados do Ceará e Pernambuco”, conta.

Público-alvo
A secretaria alerta que crianças com intolerância à proteína lactoalbumina, que está presente no leite de vaca, não devem tomar a dose de sarampo durante esta campanha. Outro lote será enviado para atender a essas crianças, mas ainda não há previsão de quando ocorrerá a vacinação delas.

Criança é vacinada (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Criança é vacinada contra pólio e sarampo
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O público-alvo da vacinação contra poliomielite é o de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. A vacina tem eficácia de 90% a 95% com três doses. Já a vacina contra sarampo pode ser aplicada em crianças entre 1 e 5 anos, inclusive naquelas que já receberam a dose, mas não tiveram resposta satisfatória à vacina.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. A criança com a doença pode morrer ou adquirir sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível. O sintoma atinge principalmente os membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave. Ela é considerada altamente contagiosa. Dentre os sintomas estão tosse, manchas vermelhas, febre, conjuntivite e coriza.

Compartilhar:

Deixe uma resposta