ORIENTAÇÕES PARA UM NATAL FELIZ

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Texto por: Dr. Rodrigo Valim

Dicas nutrição

Chegamos a uma época do ano dedicada a celebrações! Quero deixar quatro palavras a serem lembradas nesse período. A primeira seria EQUILÍBRIO. Foram alguns meses cuidando da alimentação, fazendo escolhas alimentares equilibradas e adequadas. Não vale a pena nesse momento perder esse equilíbrio e mudar o foco. Continue empenhada (o) em ter boas escolhas alimentares. Aproveite também para se EXERCITAR e/ou continuar se exercitando. Afinal de contas, qual seria o motivo para parar?  A terceira palavra seria MODERAÇÃO. Na reunião com os amigos e familiares, você estará diante de pratos apetitosos e elaborados com todo o carinho e irá se deliciar. Porém consuma com moderação.  Opte por pequenas porções dos alimentos, quantidade moderada de bebidas alcoólicas, para não perder o principal motivo das celebrações (que é estar com aquelas pessoas queridas, que a rotina de trabalho e estudos insiste em nos afastar). Dessa forma a quarta palavra a ser lembrada seria MOMENTOS. Sim, seria importante que os bons momentos fossem eternos, mas não são. Portanto os familiares ou amigos que gostamos de conversar, de ver e abraçar estão finalmente próximos e todos com tempo disponível. Vamos celebrar!

Para a Ceia de Natal, capriche nas frutas e nas oleaginosas (castanhas, nozes, pistache). Para compor o prato principal o peru é a opção mais saudável; porém o chester, o tender, o filé mignon e lombo assado também são boas opções de carnes. Procure evitar a pele. Opte por apenas um tipo de carboidrato para o acompanhamento, um arroz colorido ou com castanhas e frutas secas; ou ainda uma farofa com legumes. Para não sair das tradições, sugiro uma rabanada feita com pão de aveia com amaranto e ovo, acrescidas de canela e adoçante de forno. Por fim, se você tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas, sugiro um espumante ou vinho tinto seco, sempre acompanhado de água. Deixo uma sugestão para preparar o DRINK TROPICAL DE NATAL, uma opção deliciosa e sem álcool:

Ingredientes:

  • 300 ml de água de coco
  • 3 unidades de cereja sem caroço, cortadas ao meio
  • ½ unidade de pêssego sem casca e fatiado
  • Folhas de hortelã

Preparo:

Leve o pêssego ao congelador e a água de coco à geladeira por no mínimo 4h. Bata a água de coco com as cerejas sem caroço. Em uma taça coloque a água de coco com cereja batida e acrescente o pêssego congelado. Decore com folhas de hortelã e sirva em seguida.

 

 

Currículo: Rodrigo Valim é Nutricionista Esportivo graduado pela Unb com pós graduação em nutrição esportiva pelo Centro Universitário de Volta Redonda – RJ. Realiza atendimento em consultório há 16 anos. Trabalha na Secretaria de Saúde do Df, é sócio-proprietário da clínica Magrass em Brasília e está atendendo atualmente no Essence Spa e Emagrecimento em Luziânia.

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