Desintoxicando para começar bem

0

Nosso colunista sobre assuntos nutricionais, o Dr. Rodrigo Valim ensina formas de retomar a rotina incluindo em sua dieta, sucos detox. Aprenda como funcionam e como preparar três opções super saudáveis, para serem feitas em casa mesmo! Confira.

sucos1

texto por Dr. Rodrigo Valim

Após os excessos de fim de ano voltamos a questão… e agora, o que fazer?

Mesmo com os profissionais de saúde reforçando a importância de se manter o cuidado com a alimentação no fim de ano e nas festividades você não se conteve e exagerou. Muita gente pergunta: “O que fazer?” O que eu recomendo e voltar o quanto antes para o seu objetivo, preservar a saúde, reduzir peso e gorduras localizadas. Alimentos ricos em açúcar, em farinhas industrializadas (pães, biscoitos e massas), sobrecarregam o pâncreas, estimulando o excesso de insulina, e com isso o ganho das gorduras novamente. O excesso de alimentos gordurosos, frituras, álcool e também açucares e farinhas industrializadas sobrecarrega o fígado. Portanto e normal sentir no começo do ano indisposição, retenção hídrica (inchaço), aumento da fome, dor de cabeça, constipação ou diarreia, sonolência de dia e insônia a noite. São reflexos claros dos excessos de fim de ano.

Uma questão sempre vem à tona no verão, a famosa dieta detox e também os sucos detox. Elas funcionam? Qual a melhor dieta detox?

As toxinas produzidas pela má alimentação, presentes principalmente nos alimentos industrializados, embutidos e fast foods, se acumulam no corpo trazendo os efeitos adversos que referimos. E uma dieta com alimentos naturais orgânicos, sem carnes vermelhas e laticínios já auxilia muito. Existe mais de um tipo de dieta detox. E cada indivíduo tem sua individualidade, necessitando de um profissional nutricionista para orientar sobre qual dieta e também a duração da mesma. Quais alimentos evitar e quais alimentos priorizar. Os sucos detox conseguem auxiliar na eliminação do excesso de liquido, reforça o fígado e auxilia na melhora do intestino e disposição. Não devem ser usados como remédios, mas como paliativos, ou seja, na preservação da saúde.

Portanto deixo três sugestões de sucos detox:

Detox Laranja  – 200 ml suco de cenoura, 200 ml suco de pimentão amarelo, 50 ml suco de erva-doce (passados na centrifuga), 2 colheres (chá) de Gojiberry, 100 ml suco de limão. Bater tudo no liquidificador e tomar gelado

Detox Vermelho –  3 fatias de melancia sem caroço, 1 colher (chá) de linhaça triturada, 1 colher (chá) de gengibre ralado. Bater tudo no liquidificador e tomar com gelo.

Detox Verde –  2 folhas de couve, 1 colher (sopa) de suco de gengibre, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1 maça, 300 ml de água de coco. Bater tudo no liquidificador e tomar gelado.

Compartilhar:

Deixe uma resposta