Cuidados aos se expor ao sol: nunca é demais lembrar!

0

shutterstock_75425611

O feriado chegou e com ele a intenção de tomar um solzinho ou praticar exercícios ao ar livre. Ou seja: aumento à exposição solar. Se expor ao sol em horários inadequados, por um período prolongado e sem a devida proteção, pode trazer graves consequências: queimaduras, reações alérgicas, envelhecimento cutâneo, manchas na pele, catarata e câncer de pele.

É importante lembrar que 60 % dos raios ultravioletas (UV) são emitidos entre 10h a 14h, período em que a exposição solar deve ser evitada. Mais de 90 % da radiação UV penetra através das nuvens e a sombra reduz essa radiação em apenas 50%, o que justifica o uso do protetor solar mesmo em dias nublados e embaixo do guarda sol.

Entre os principais erros em relação ao protetor solar está usar uma quantidade menor do que a indicada, não reaplicar o protetor periodicamente, esquecer de passar em determinadas áreas do corpo expostas ao sol e escolher um produto com FPS menor do que o recomendado.

Para escolher o protetor solar ideal é preciso levar em conta o tipo de pele e o perfil do paciente. Há produtos destinados para peles mais secas, oleosas, com sensibilidade ao sol ou com alguma doença que possa ser agravada pela radiação solar. Protetores com base são uma boa opção para pessoas que gostam de usar maquiagem e tem uma pele com tendência a manchas. O ideal é procurar um dermatologista para que ele possa ajudar na escolha do protetor solar mais adequado. É recomendado usar o protetor solar em todas as áreas expostas. Quando houver uma exposição intencional, como quando se vai à praia ou à piscina, a forma correta de usar o protetor solar é aplicar duas camadas do produto em todo o corpo ou uma colher de chá para rosto, cabeça e pescoço; duas colheres de chá para frente e trás do torso; uma colher de chá para cada braço e duas colheres de chá para cada perna. O protetor solar deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição ao sol e deve ser reaplicado a cada duas horas enquanto se estiver exposto. É importante não esquecer áreas com orelhas, couro cabeludo e os pés.

Use e abuse dos protetores, beba bastante líquido, vista roupas leves e aproveite bastante o feriado.

2016-05-25-PHOTO-00000036 (1)

Texto por: Dra. Lorena Braz (dermatologista da Clínica Pró Derma)

 

Compartilhar:

Deixe uma resposta